Drywall
É um sistema construtivo utilizado como paredes, forros, revestimentos e mobiliário fixo, sempre na parte interna da construção e não estrutural. É composto por perfis de aço galvanizado, elemento de tratamento acústico e fechamento com chapas de gesso.
Parede
A parede drywall é constituída por uma estrutura de perfis de aço galvanizado na qual são parafusadas, em ambos os lados, chapas de gesso para drywall.
A forma de montagem e os componentes utilizados permitem que a parede seja configurada para atender a diferentes níveis de desempenho, de acordo com as exigências ou necessidades de cada ambiente em termos mecânicos, acústicos, térmicos e de comportamento frente ao fogo.
Forro
O forro drywall é constituído por chapas de gesso para drywall parafusadas em estruturas formadas por perfis de aço galvanizado ou por peças metálicas.
Assim como nas paredes, a forma de montagem e os componentes utilizados permitem configurar o forro para as exigências ou necessidades de cada ambiente, podendo-se variar o número de chapas, as dimensões e a posição da estrutura e ainda o uso ou não de elementos de isolamento térmico ou acústico no seu interior.
Existem dois tipos de forro drywall: estruturado e aramado. Os dois forros são fixos e proporcionam superfícies monolíticas, sendo executados com chapas de bordas longitudinais rebaixadas, que devem receber tratamento de juntas para uniformização da superfície.
Revestimento
O revestimento em drywall pode ser colado ou estruturado.
O revestimento colado é destinado ao acabamento de ambientes internos de parede de alvenaria ou concreto, pilares e vigas, desde que estas não apresentem grandes variações superficiais. É executado por meio da fixação direta de chapas para drywall sobre o elemento a ser revestido através de argamassas colantes à base de gesso.
O revestimento estruturado é recomendado para casos em que se deseja desempenho diferenciado ou haja necessidade de colocação de instalações elétricas, hidráulicas ou de telecomunicações no seu interior. É composto por uma estrutura de perfis de aço galvanizado (fixada à parede ou separada desta) na qual são parafusadas as chapas para drywall. A forma de montagem e os componentes utilizados permitem que o revestimento seja configurado para atender a diferentes níveis de desempenho, de acordo com as exigências ou necessidades de cada ambiente em termos mecânicos, acústicos, térmicos e de comportamento frente ao fogo. Os revestimentos ainda podem ser curvos, sinuosos, com recortes para instalação de elementos de iluminação ou outros detalhes arquitetônicos, proporcionando ampla liberdade de criação a quem projeta.
Mobiliário fixo
O sistema drywall também permite a execução de mobiliário fixo como estantes, nichos e balcões. Nesse caso, o projeto deve levar em conta em primeiro lugar as exigências de estabilidade, rigidez e outras necessidades de desempenho mecânico (carga representada por livros, equipamentos, etc.), permitindo a correta definição da estrutura e do posicionamento das instalações elétricas e de telecomunicações embutidas.
Sustentabilidade
Drywall é um sistema sustentável nas quatro dimensões que definem esse conceito:
Drywall é ambientalmente adequado: consome relativamente pouca energia para sua fabricação dos seus componentes e na montagem gera menos resíduos totalmente recicláveis;
Drywall é socialmente justo: a tecnologia drywall valoriza a mão de obra envolvida em todas as fases de sua utilização, notadamente na sua montagem, elevando o padrão de renda dos profissionais envolvidos e reduzindo seu esforço físico em comparação com os métodos construtivos tradicionais;
Drywall é economicamente viável: as principais qualidades do drywall – leveza, rapidez de execução, precisão dimensional e geométrica e geração de resíduos mínima – proporcionam economias em todas as etapas das obras e com excelente acabamento.
Drywall é culturalmente aceitável: drywall representa um avanço na forma de construir, pois sua execução é mais racional e inteligente e permite projetos com maior liberdade de criação.
Light Steel Framing
O sistema construtivo industrializado steel framing ou light steel framing tem como componente principal uma estrutura em perfis de aço galvanizado conformados a frio (steel frame, em inglês), a partir de chapas de aço com espessura variando de 0,80 mm a 3,00 mm, projetados e produzidos para suportar as cargas da edificação e trabalhar em conjunto com outros subsistemas, com destaque para as vedações internas em drywall.
A compatibilidade do light steel framing com o drywall se deve principalmente às similaridades entre suas estruturas de perfis de aço galvanizado, sendo que a do drywall é composta por perfis não estruturais a partir de chapas de aço com espessura mínima de 0,50 mm. Também se deve à forma de montagem dos sistemas, com a fixação de chapas na estrutura por meio de parafusos. Enquanto no sistema drywall são utilizadas chapas de gesso para uso interno, no light steel framing são usadas chapas de gesso para uso interno e chapas cimentícias, de OSB ou compensado de madeira para uso externo. Também há compatibilidade entre os dois sistemas no projeto, na rapidez e limpeza de execução, na facilidade de colocação das instalações elétricas, hidráulicas e de telecomunicações e na precisão geométrica e dimensional.
Mais informações sobre o sistema light steel framing podem ser obtidas no “Manual da Construção Industrializada”, vol. 1 “Estrutura e Vedação”, publicado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
O manual está disponível para consulta e download em vários sites, dentre os quais o da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).
Sustentabilidade
O sistema Light Steel Framing é a solução ideal para construções que prezam pela sustentabilidade, tanto na fabricação dos seus componentes, quanto na execução da obra, no funcionamento do edifício e na manutenção, abrangendo diversos aspectos do desenvolvimento sustentável.
Light Wood Framing
O sistema construtivo industrializado light wood framing tem sua denominação devida ao fato de ser estruturado em peças de madeira maciça serrada de sessão reduzida, com fechamento em chapas delgadas (conforme define a Diretriz SiNAT 005, de 2011). O fechamento externo das edificações é feito principalmente com chapas de OSB ou de madeira compensada, sendo também utilizadas chapas cimentícias. Quanto às vedações internas, o sistema utilizado é o de chapas de gesso para drywall.
Mais informações sobre o sistema light wood framing podem ser obtidas no “Manual da Construção Industrializada”, vol. 1 “Estrutura e Vedação”, publicado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
O manual está disponível para consulta e download em vários sites, dentre os quais o da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).
Sustentabilidade
Construir casas mais sustentáveis é uma preocupação cada vez mais em alta, tanto dos responsáveis pelo projeto quanto das pessoas que irão morar nesse imóvel. O sistema light wood framing utiliza madeira de reflorestamento.
A madeira é a única matéria prima renovável e de ciclo curto que pode servir a várias finalidades industriais. A produção em escala é garantida pelos reflorestamentos direcionados ao atendimento e demandas especificas de mercado.
Reflorestamentos são povoamentos de árvores que por sua vez, são as verdadeiras fábricas de madeira, sendo a única atividade industrial não poluente do planeta, pois, além de sequestrar o dióxido de carbono da atmosfera, libera oxigênio puro e água durante o seu processo produtivo.
Mais informações sobre o sistema light steel framing e light wood framing podem ser obtidas no “Manual da Construção Industrializada”, vol. 1 “Estrutura e Vedação”, publicado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O manual está disponível para consulta e download em vários sites, dentre os quais o da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).
Consulte o manual aqui | arquivo PDF para download.